Buscar no site:
 
Dicas
Porque contratar uma Assessora/Cerimonialista?

 

Muitas noivas perguntam porque precisam de um Cerimonial. A maior parte das pessoas pensa que a função de um Cerimonialista se restringe apenas ao dia, na hora da cerimônia, organizar os padrinhos, dar sinal para os músicos e iniciar o cortejo de entrada e saída e depois na recepção(que muitos nem contratam), tomar conta de garçom e se todos os convidados estão comendo e bebendo.

Na realidade, as funções de um Cerimonialista é bem mais ampla e diversificada e por mais que haja listas e mais listas do que compõe um Serviço de Cerimonial, sempre surgirá mais um item que o profissional acaba tendo de resolver, porque realmente a função de um Cerimonialista é acompanhar, orientar, coordenar e sempre que surgirem problemas, resolvê-los.

A Cerimonialista é a pessoa que entende de todos os detalhes de um evento, desde a montagem, necessidade de serviços, cálculo de valores e de quantidades. Seu trabalho começa quando o evento ainda é um sonho. Participa, colabora, dá sugestões, etc...Durante todos os preparativos está sempre a postos para dirimir dúvidas, dar conselhos e até mesmo resolver conflitos que possam surgir, além de organizar a lista de convidados e fazer o RSVP (confirmação de presenças) tão importante para que tudo esteja em perfeita sintonia com o número de convidados presentes.

Quanto mais próximo fica o evento, mais se estreitam os laços entre o Cerimonialista e os noivos. Por ter acompanhado todo o processo criativo e de escolhas é a pessoa que tem, além da noiva, conhecimento de tudo que será feito no grande dia. E, por isso, é a pessoa que está apta para ir ao local do evento, receber todos os serviços contratados, organizar, arrumar e , também, fiscalizar se todos os anseios da noiva estão sendo cumpridos, assim como os contratos. Na hora da cerimônia, organiza o cortejo, explicando o posicionamento de cada um no altar, tira a noiva do carro, ajeita os últimos detalhes como prender a cauda, preparando-a para a entrada e ao mesmo tempo auxilia a equipe de foto e filmagem para o grande momento. Ao término da cerimônia, organiza a saída do cortejo, segundo as normas de cada religião. Na recepção, recebe os convidados, encaminha os familiares às mesas reservadas, organiza o momento das fotos, auxiliando a equipe responsável para agilizá-las o máximo possível. E o trabalho continua durante todo o tempo, organizando o momento do telão, de abertura de pista, distribuição de brindes de pista, lembrancinhas, bem casados, etc...Coordena todos os demais profissionais que estiverem participando: foto maluca, apresentação de grupos, DJ, fotos e, também o buffet, hora de cortar o bolo, jogar o buquê e quando há bebidas extras, o controle de rolhas. Ao final do evento, ainda recolhe os presentes, os doces, chocolates, o bolo e tudo o mais (véu, sapatos, cauda, etc...).

O Serviço de Cerimonial só termina quando os noivos e familiares se retiram com o brilho nos olhos e o sorriso nos lábios de felicidade pelo sonho realizado. O que é então um Cerimonialista ? Um anjo ? Uma fada ? Um super homem ? Uma mulher maravilha ? Não, apenas um profissional que conhece muito bem o ramo de eventos e os diversos profissionais necessários para a sua realização. Tem sempre uma agenda com contatos que atendem a cada orçamento e sonho. Sabe de lugares incríveis, onde tudo se encontra e acima de tudo está sempre pronto para ouvir, orientar e ajudar. Problemas ? Podem acontecer e mais uma vez será pessoa indicada para resolvê-los. No dia, será “os olhos da noiva” quando tudo estiver sendo organizado, para que ela possa estar se preparando com tranqüilidade, confiança e segurança para o grande momento. Depois de tanto tempo convivendo com os noivos (principalmente com a noiva) e vivendo cada etapa, é natural que nasça uma amizade e uma cumplicidade e a maior recompensa de todo o longo trabalho, é , sem dúvida, a certeza do dever cumprido com mais um sonho realizado.

E agora, será que ainda há dúvidas da importância de ter um Cerimonialista em sua lista de profissionais indispensáveis para o seu casamento ? Infelizmente, ainda há muitas pessoas que só descobrem essa necessidade no dia seguinte do evento. Tarde demais ...

 
Outras dicas
 
Quem Somos | Serviços | Parceiros | Dicas | Eventos | Depoimentos | Orçamento | Blog | Contato

Mari Ferraz - Produção de Eventos

Fone: (48) 9953-4251 - E-mail: contato@mariferraz.com